segunda-feira, 3 de novembro de 2008

COM AMOR JANIS JOPLIN - livro escrito pela irmã Laura Joplin com ajuda do irmão Michael.

Em 19 de janeiro de 1943, nascia Janis Lyn Joplin, na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo blues e cantando no coro local. Concluiu o curso secundário na Jefferson High School, no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com os amigos. Janis Joplin, como ficou conhecida, tinha uma voz marcante, elogiada pela crítica. Conquistou participação no grupo Big Brother and The Holding Company, que se destacava entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury.











terça-feira, 1 de janeiro de 2008

2007 - UM ANO DE BONS LANÇAMENTOS DA MÚSICA BRASILEIRA




Conheça os maiores destaques da musica popular brasileira

SÃO PAULO - O ano de 2007 foi especialmente interessante para a música popular brasileira. Nomes de cantores que, até então, eram promessas, se consolidaram no cenário musical nacional. Foi o que aconteceu com Roberta Sá e Fabiana Cozza. Ambas lançaram o segundo disco e confirmaram o talento.

O samba, por sua vez, voltou com tudo e caiu nas graças do povo. Até Maria Rita se rendeu ao estilo e registrou um bom disco.

Nem tão conhecida em seu próprio país, a jazzista Luciana Souza agradou mais uma vez com seu New Bossa Nova.

Trouxe também uma nova Fernanda Takai (Pato Fu) recheada de candura para interpretar canções que foram sucesso na voz de Nara Leão. Uma das mais recentes hitmakers, Vanessa da Mata reforçou seu potencial com seu terceiro disco Sim, que ficou marcado por uma das músicas mais tocadas do ano: Boa Sorte/Good Luck, com participação do músico americano Ben Harper.

A NOVA FASE DE MARIA RITA

www.mariaritamariano.net/ Maria Rita (Samba Meu): Depois de dois discos mais voltados à MPB, Maria Rita deu de ombros para o status de "diva intocável", se apaixonou pelo samba, pegou sua bagagem e se mudou para o Rio de Janeiro. Mais leve e descontraída, ela pediu, humildemente, passagem com a faixa-título Samba Meu, de Rodrigo Bittencourt, e trouxe um disco acertado. Entre os destaques, a composição de Gonzaguinha (O Homem Falou) e a sensual Tá Perdoado, de Arlindo Cruz.









CONHEÇA FABIANA COZZA

www.fabianacozza.com.br

Fabiana Cozza (Quando o céu clarear): Essa paulistana que despontou no Ó do Borogodó veio bem acompanhada em seu segundo disco. Trouxe a dama Dona Ivone Lara para interpretar com ela a canção Doces Recordações e os cubanos Yaniel Matos e Julio Padrón, em Agradecer e Abraçar. Bons sambas também são Incensa, de Roque Ferreira, que comparece ainda com a faixa-título.


CONHEÇA: VANESSA DA MATA

www.vanessadamata.com.br
Vanessa da Mata ("Sim"): O melhor álbum pop do ano. A mato-grossense Vanessa da Mata se cercou de ótimos músicos e trouxe para o terceiro disco, mais uma vez - a exemplo do hit "Ai, Ai, Ai", de seu segundo CD - uma das músicas mais tocadas do ano nas rádios dos mais diversos públicos. "Boa Sorte/Good Luck" contou com refinada participação especial de Ben Harper e conquistou o País, com uma letra romântica e descompromissada. Deve continuar o sucesso, sendo hit deste verão.

CONHEÇA: ROBERTA SÁ

www.robertasa.com.br
Roberta Sá (Que belo estranho dia pra se ter alegria): A cantora potiguar que se lançou no mercado com No Braseiro, em 2004, já tinha chamado atenção de público e crítica. Mas com o segundo disco, feito apenas três anos depois, Roberta Sá mostrou maturidade e talento ao explorar ainda mais o samba, com belas composições de, entre outros, Roque Ferreira, Junio Barreto e Moreno Veloso, escudada por uma voz incrivelmente afinada.

CONHEÇA: LUCIANA SOUZA

www.lucianasouza.com
Luciana Souza (New Bossa Nova). Luciana Souza é, como Bebel Gilberto e Cibelle, dessas cantoras que fazem mais sucesso lá fora do que em seu próprio país. Já foi indicada ao Grammy, ganhou importantes prêmios e agradou novamente com seu disco New Bossa Nova, onde fez leitura minimalista de belas canções em ritmo de bossa nova. Corajosa, regravou o clássico de Tom Jobim, Águas de Março, em inglês (Water of March). E emocionou com Never Die Young, com participação de James Taylor. Uma pena que os brasileiros ainda conheçam pouco dessa talentosa cantora.