quarta-feira, 8 de agosto de 2007

CONHEÇA TÂNIA MARIA -

www.taniamaria.net
Uma artista admirável

Tânia Maria deixou o Brasil há 32 anos, partindo para um suposto "exílio voluntário", e foi no exterior que conseguiu conquistar prestígio e fama como um dos grandes nomes do chamado jazz brasileiro. "Cheguei na França, primeiro país onde fui fazer meu negócio, e ele foi aceito. Depois fui para os Estados Unidos, meu negócio também foi bem recebido por lá, e ganhei até um prêmio Grammy", conta a artista, que estourou no mundo inteiro na década de 80 com o hit Come With Me, que acabou batizando o projeto com a big band alemã.
Brasil, terra estrangeira

Apesar de Tânia Maria gozar de reconhecimento internacional depois de 26 discos lançados no mercado estrangeiro, ela ainda não teve a merecida acolhida junto a seus conterrâneos. Seus álbuns não estão em catálogo no Brasil e seu nome só é pronunciado por aqueles que não se informam só sobre a cultura de seu país pela mídia mais trivial. Tânia Maria permanece como um mistério para o enorme público que admira e consome música no Brasil, um fato que parece enfatizar sérios problemas de auto-estima da nação.

Em março 2007, a pianista, cantora e compositora nascida em São Luís em maio de 1948 estará se apresentando em São Paulo, numa rara oportunidade de vê-la em sua terra natal. "Serão duas semanas num teatro de lá, com oito apresentações que começarão a partir de 22 de março", adianta Tânia Maria, artista que teve a proeza de gravar seu disco de estréia como pianista com apenas 14 anos, o LP Feito pra Dançar, lançado no Brasil.

Nenhum comentário: